quinta-feira, 29 de março de 2012

Gatos despejados!!!!!!!!!

Desde que começou a reforma aqui em casa meus gastos ficaram assustados, muito preocupados!! desocupamos comodo por comodo, um de casa vez para pintar, levamos a cama e o guardaroupa para a sala, os gatos espiam desconfiados, olhão esbugalhado, acho que eles tem medo de ficar sem casa!!Quando os moveis voltam pro lugar eles vão lá cheirar e verificar tudo!!Acho que se eles falassem diriam..."Que um gato da vila saiu para dar uma voltinha e quando voltou a casa estava vazia, não tinha nada lá dentro, nenhum móvel, não tinha mais prato de ração, nem cama, nem colo!!!Os donos tinham ido embora e levado tudo!
Meus gatos estão na neura, vigiam tudo!!!Ontem a noite tinha um deles miando, minado que fazia eco no quarto vazio!!Pensei que ele estava preso no quarto, mas a porta do quarto estava aberta e ele lá miando como doido, gritando...""Cade os moveis deste quarto, quem tirou minha cama daqui???????""Hahahahaha, só quero ver quando tirarmos tudo da cozinha!!!!!Na cozinha fica o pote de ração, o pote de água e o de leite, ai vai ter desespero da gataria!!A cada cômodo que pintamos restrinjo a entrada deles, não quero marcas de patinhas na parede recém pintada, já que eles pulam para alcançar a janela, até a cortina eles já unharam, cada vez mais chego a conclusão de que a casa é deles, mais deles do que minha, mesmo me partindo o coração tenho de por limite nos abusos deles!!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Reforma de casa


Depois de muitos anos vendo as paredes ficarem amareladas, danificadas, ver a pintura escorrer com água e sabão, finalmente chegou a hora da reforma, pintura, conserto, reestruturação dos ambientes abalados por rachaduras. É hora do novo! Depois da massa corrida nas rachaduras e machucados das paredes, corre a tinta branca, fresca, cobrindo imperfeições, cobrindo o desgaste do tempo as marcas que deixamos em tantos anos, nem me importo com o cheiro forte que é de tombar o cristão....kkkkkkk melhor morrer numa casa bonita e aconchegante!!A casa esta ficando como nova, vamos comprar um armário novo para a cozinha, um sofá novo para a sala, estamos ou eu estou tão feliz que parece que casamos agora e vamos fazer o que fizemos a quase 2 décadas, já não sou mais tão gatinha, mas tudo bem, ele também já não é mais um guri, graças a Deus, que o conserve na maturidade!!!!Vamos comprar o armário amanhã e isso vai me render uma trabalheira, tirar tudo e reclassificar o que ainda tem utilidade, como juntei coisas nesses anos, coisas que nem lembrava mais, nem usava, ver o que esta em bom estado para uso, o que eu gosto, o que quero por na parte que ficará visível!!Preciso de mais espaço, mais copos, mais travessas, preciso de um veleiro, eu sempre quis um, para a mesa, estou namorando uma toalha branca lindíssima, mas ela não serve na medida da minha mesa, então terei de comprar o tecido e levar na costureira, embora eu mesma possa fazer a barrinha, mas e se ficar um milimetro torta???Preciso de muitas coisas, mas as outras ficam para depois, afinal com uma toalha branca e um veleiro da para fazer muita coisa, da para fazer um jantar a luz de velas, da para fazer vela de barco com a toalha, servir um jantar ao capitão, da para ler um livro a luz de velas!!Deixa o marido que se preocupe com a reforma, embora eu até ajude, lavei as paredes antes de  passar a massa corrida, lixei uma janela e joguei a toalha, digo a lixa...é muito cansativo!!Mas a casa esta ficando uma belezinha, falta por fora ainda, mas o outono já esta com cara de inverno, chuva e frio, queda de até 10 graus na temperatura!!Mas tudo bem, vamos fazendo por dentro!!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Pesto alla Genovese, Buon Appetito


Ganhei um vidro de pesto há um mês, aqui no interior encontrar uma iguaria dessa equivale a encontrar um diamante rosa...kkkk acho que meu marido alemão desajeitado e de poucas gentilezas estava tentando se desculpar de alguma coisa que havia feito ou falado!!Chegou em casa e largou o pote sobre a mesa, quando vi nem acreditei, ele não é de gastar com comidinhas, não tem o menor interesse nos sabores do mundo, prova pratos diferentes com o cuidado de quem esta comendo miolo de macaco  ou cobras ao molho. Então eu sabia para ele sair e vasculhar o mercado atrás de algo desse kilate era sub-humano em se tratando do meu marido!!Entendi que aquilo havia lhe custado muito mais que dinheiro, havia lhe custado um imenso esforço emocional e físico...!!Supõem-se que a coisa era grave, rssss 
A iguaria ficou lá no armário meio esquecido, hoje cozinhei um espaguete al dente e abri o vidro de pesto...hummmmmmmm que delicia, o sabor é suave, divino e e inexplicavelmente delicioso!!Pena não ter um vinho digno de vossa majestade o pesto, mas quando for ao mercado trarei outro pote, com certeza vai estar no topo da lista!!
Há algum tempo eu já havia procurado pinoli aqui na cidade, o pinoli é um pinhão pequeno de um pinheiro encontrado nas regiões do Mediterrâneo, ele é o primo rico do nosso pinhão caipira da região Sul do Brasil!!!!Assim como o pistache é o primo rico do nosso amendoim!!
Ano passado eu procurei em várias casas de grão e não encontrei o pinoli, em algumas casas eles nem sabiam o que era!!Trágico, não!!
Amei, amei, amei o sabor magnifico!!!!

Frango Xadrez, a maravilha da vida moderna vem em sache!


Adoro culinária, sou curiosa, mas não levo muito jeito na cozinha, há receitas com um grau maior de dificuldade eu já caio fora, até há pouco penava para preparar a receita de frango xadrez, a primeira vez que provei o prato foi num restaurante chinês.Guardo como relíquia uma receita num bloco de papel amarelado pelo tempo, há uns 10 anos atrás uma amiga me passou a receita, passo a passo, cheguei a ajudar fazer o prato 2 vezes, mas é trabalhoso e para quem não tem prática e nem habilidade na cozinha pode ser um desastre!!
A receita é: 2 peitos de frango desossados, corte a carne em cubinhos, tempere com sal, 1 ovo batido, meia colher de maisena, meia colher de óleo, frite, reserve; cozinhe os ossos do peito em água que cubra até soltar o caldo que será usado para fazer o molho, nunca perguntei se podia usar caldo de frango em cubos; corte os  pimentões, 1 pimentão vermelho, 1 pimentão verde e 1 pimentão amarelo em cubos, corte 4 talos de salsão e frite levemente em óleo de gergelim o salsão e os pimentões, junte a eles o frango e castanhas de caju em seguida coloque os ingredientes para formar o molho, não deixe cozer demais, os pimentões e o salsão precisam ficar durinhos, com textura durinha, o molho é o ponto alto do prato!!!!Sirva com arroz, cozido sem temperos, só um pouquinho de sal, aji-no-moto e uma colher de óleo comum, arroz neste prato é uma base neutra, portanto nada de colocar temperos!Detalhe, na nossa cidadezinha, não encontrávamos broto de bambu, a menos que se tivesse um amigo oriental que o produzisse...ou se aventurando no CEASA, mas nunca procuramos lá!
Para o molho: 2 colheres de sopa de shoyou, 1colher de chá de aji-no-moto, 1colher de sopa de óleo de gergelim e o caldo frango para cozer mexendo suavemente até tomar consistência.Depois de 1h e meia saltitando na cozinha o prato dos Deuses ficava pronto!!Eu faço esse prato uma vez no ano e só!!
Para fazer esse prato era preciso escolher um dia livre ou ter um amigo para ajudar na labuta, preparar o molho era uma alquimia para um inexperiente, mas hoje, hoje é só ir ao supermercado e percorrer a gondola dos molhos. Foi assim que encontrei, aqui tem um mercado, apenas um que tem uma gondola internacional, olhei lá e tinha o de sempre, fui pegar molho de tomate, normalmente eu faço em casa, mas neste dia resolvi pegar um pronto e me deparei com o tesouro,  saches de molhos...Molho Xadrez, Molho da linha Oriental da marca Predilecta, uhhhhuuuu e não era só isso, há também o molho para Yakissoba e Molho Oriental.A maravilha da modernidade vem em sache e facilita a vida, que felicidade!!! Meu avô iria praguejar com certeza, mas eu vou comemorar!!

sábado, 24 de março de 2012

Feirinha de Domingo é tudo de bom!!

Amanhã é dia de feirinha aqui na cidade, adoro feirinha, tem muita coisa legal!!Claro não se compara as feiras de São Paulo, onde tem de tudo, mas mesmo assim, um domingo  no mês pulo cedo para pegar comida japonesa, queijo de leite de soja que só eu como aqui em casa, os demais torcem o nariz, compro misso no pacotinho e bandejas de hossomaki, rolinho de arroz enrolado em alga e recheado com pepino ou kani.É uma pena que não consigo fazer marido e filho se tornarem fãs de comida japonesa!Adoro comida japonesa é leve e saborosa.Imagine eles na feirinha da Liberdade no Bairro Liberdade em São paulo, eu não me arriscaria num espetinho de escorpião, mas espetinhos de camarão....no fim da feira leva-se 2 pelo preço de um!!Tudo de bom!!
Outro atrativo da feira são os temperos, posso comprar mudas de temperos, vou pra casa e transplanto nos vasos com terra do meu minhocário particular...kkkk fiz um minhocário num cantinho da horta, cerquei um retângulo com madeira e depositei folhas e madeira já em decomposição, vou no bosque e trago pedaços das árvores que já estão bem macias, soltando os pedaços e deposito no minhocário, uma beleza.
O ultimo alecrim que comprei no mercado morreu 2 dias depois de transplantado para o vaso!!Olha a trabalheira que deu.coloco os vasos na janela da cozinha, mas justo ali é o lugar preferido dos meus gatos, para tomar sol, espreguiçar e tomar um potinho de leite. E agora quem tira a mania deles de dormir na janela da cozinha.Espero que não deitem nos vasos, se amassarem minhas plantas, ai o bicho ai pegar!!Ah, quase esqueci, aqui tem mel de favo na feira, coisa da infância de criança que mora no interior....kkkkk

segunda-feira, 19 de março de 2012

Pré-aniversário, aniversário e desaniversário!!



Hoje é dia de aniversário!!!Niver do maridinho!!

Como tem poucos aniversários aqui em casa, só três, dois em março, e um em setembro.Este ano resolvi fazer um ritual de aniversário, o pré-aniversário é um dia antes do aniversário
Ontem foi o pré-aniversario e amanhã será o desaniversário!!Obaaaaaaaa
No pré-aniversário fiz um almoço especial, fiz uma paella de frutos do mar! comprei um pacote que contém todos os ingredientes para a paella, comprei também uma caixa de Paellero, condimentos ou tempero para paella da marca Carmencita!Graças a Deus um dos mercados aqui tem uma pequena gondola de produtos internacionais, assim da para se arriscar na cozinha.O marido que não come carne vermelha adorou!!Eu já tinha feito uma paella mês passado e comprei um vinho branco baratinho, de $ 10, 00, não da para abusar se não sei escolher vinho, então peguei um barato, um Saint Germain, Assenblage, branco, seco.Há marcas como esta que trazem especificações do produto e indicações de com o que servir!!Isso ajuda os pobres mortais como eu que nunca sei que vinho comprar!
Hoje foi o bolo de morango e para acompanhar vinho frisante, isso mesmo, nada de refrigerante, afinal, guaraná é para crianças!!!Escolhi um vinho frisante branco meio seco, um Lambrusco Dell´ Emillia.Uma delicia!!!!!
Amanhã vai ser o desaniversário, vamos fazer um prato de queijos e frutas secas, damascos, tâmaras, figos, abacaxi cristalizados, pão italiano e vinho!
Esse desaniversário é inspirado no filme Alice no pais das maravilhas, na cena do chapeleiro maluco, no chá do desaniversário.Mas também por sentir a necessidade de comemorar e muito nossos aniversários, não me lembro dos meus aniversários de quando era criança ou adolescente, lembro apenas de um aniversário com os amiguinhos vizinhos de nossa casa, só lembro de um aniversário na vida. Meu marido também só lembra de um aniversário, meu filho tem 15 anos e lembra de cinco aniversários.Três dias de comemoração é muito trabalhoso, mas valeu a pena!!!
Eu estava sem câmera para registrar, agora que tem câmera só tem a garrafa...kkkkkkkk

Sobrevivendo

Como vamos madame???...Vamos bem, obrigada!!!
Vamos sobrevivendo a cada dia, um dia de sol, outro também, pois passamos por uma estiagem brava!! Hoje tem sol, os pássaros fazem uma gritaria lá fora, caiu um galho de árvore no telhado...kkkkkkkkk ainda bem que o galho era fino e não causou estragos!! Meu celular resolveu morrer, e agora estou na dúvida, compro um bom celular ou uma câmera de fotos e filmagem. Preciso comprar uma câmera de fotos, compro uma mega câmera ou uma mediana?????? Me contento com a câmera de 2 MP de um celular???Compro uma câmera ou um celular???Não sei, ainda tenho uma caixa daqueles rolinhos de maquina de foto antiga, haja dinheiro para revelar, pena eu não ter percebido antes essa queda por fotografia!
Sim a vida esta fluindo, depois de um período de caos e desaceleração, agora a poeira cósmica esta flutuando e seguindo lentamente, contínua, flutuante e espero que continue assim, agradeço o movimento, a energia, a gravitação positiva!!Esse giro cósmico deu uma girada na vida aqui em baixo e como as coisas estão fluindo aproveito para modificar a casa, trocar moveis, renovar o ambiente a minha volta e preciso decidir, compro um sofa moderno que para minha felicidade tem uma poltrona móvel que posso colocar onde der vontade ou compro um sofa tradicional que meu marido insiste em dizer que a melhor opção, depois de avaliar a durabilidade, a altura do encosto, o tecido que recobre a poltrona e o preço????Sempre foi assim, eu quero ser feliz ele quer garantias, durabilidade de muitos anos...quero ser feliz agora, tenho uma certa urgência que ele não entende, daqui a dez, vinte anos, não sei, troco o móvel, mas, ele quer que dure para sempre! Quero um banco de ferro no jardim, comprei duas almofadas floridas, mas ainda não tenho o banco e nem o jardim!!!! Mas terei ainda este mês, marido vai cercar o quintal, vamos comprar pedrinhas e colocar na frente da calçada e vou colocar o banco nas pedrinhas, na sombra de uma ameixeira frondosa, vou pendurar minha rede alaranjada....e o comedouro dos pássaros que fizemos no domingo!!!!
Que delicia, teremos um jardim, vamos pintar a casa, vamos viajar no fim do ano!!! Eu chego a me perguntar, seremos felizes?????Agora vamos ser felizes?????De que é feita a felicidade???De escolhas, de atitudes, de jardins, de doces cristalizados, cheios de açucar, de amor, de ter perto quem gostamos, de lua de mel atrasada, de dar ao filho um brinquedo atrasado e ele dizer...mãe, não sou mais criança...e eu digo, e dai!!!!!
Estou em estado de graça, nem os bichos do quintal me aborrecem, nem a falta de chuva, nada me aborrece, vou lá e molho tudo o que alcanço de mangueira, convoco o filho para molhar as parreiras  ele vai praguejando, reclamando de perder tempo, tempo que gastaria jogando computador, zumbizando....corro lá e falo...pía vem dar uma volta para refrescar a cabeça, descansar as vistas, aproveita e me ajuda a molhar as plantas, mas ele pragueja e leva uns 15 minutos para sair!!!!
Por conta de uma laringite, várias vezes tenho acordado asfixiando, sem ar, tentando respirar desesperadamente, vi a morte tantas vezes nessas noites decrepitas, o marido tentando me acalmar, me ajudar a controlar a dificuldade de respirar e eu me debatendo desesperada por ar!!Queria gritar, me ajude, me ajude!! Mas só consigo gesticular loucamente!Um dia no meio de uma crise dessas consegui balbuciar desesperada...eu não quero morrer, eu não quero morrer!!!!Desde o inicio das crises, apesar de assustada eu não falava nada, embora achasse a coisa mais estranha, respirar é algo tão banal, é automático, nunca precisei pensar nisso, respirar é algo que não requer reflexão ou preocupação!!! Mas ao ter essa enfermidade infeliz isso mudou drasticamente!!Respirar é tudo!!!Tudo de bom, tudo o que eu mais quero!!!Então num balbucio desesperado eu falei...eu não quero morrer!!O que???Estou aprendendo humildemente uma lição!!!A vida é boa, é bela, é tudo de bom!!!Que tal uma jardim para a vida ficar ainda melhor, um jardim com banco, almofadas e flores!!Uma sala bonita, tolha bordada na mesa para servir uma massa comprada do meu vizinho, preciso de ajuda para comprar um vinho para acompanhar a massa, será que ele pode me indicar algum???Meu maridinho alemão esta quase italiano de tanto comer macarronada, toda quarta feira e domingo, macarrão com molho...molho que pode variar conforme o tomate, a quantidade e variedade de ingredientes, conforme o humor e o tempo da cozinheira, que tenta seguir a receita...ou seguir a inspiração!!!Depois das frequentes queixas do meu filho que já viraram ironias...joguei a toalha, toalha de prato..kkkk Vamos jantar numa Tratoria um dia desses, preciso pesquisar se na minha cidade tem alguma!!!!