quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Literatura dica...
Carême viveu na França em uma época de transição politica, de extremos de luxo e pobreza,de menino abandonado nas ruas de Paris a chefe de cozinha de reis! Edificou seu império com açúcar, e nele se fez rei, serviu a nobreza de gosto duvidoso, com seus exageros e opulência numa época em que a França não era conhecida, mas que não tinha rivais na cozinha.
A vida de Carême é um mistério entre maravilhas doces e a fumaça negra do carvão que lhe consumiu a saúde! Carême fez muitas anotações desde suas receitas a vida cotidiana dos serviçais, criou receitas exclusivas e diferentemente de Vatel que apesar de nos presentear com o creme chantili, não deixou nada escrito, Carême documentou sua saga gastronômica, as intrigas palacianas e turbulências politicas de sua época!
Assinar:
Postagens (Atom)











