segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uva Japão, lembranças da infância

Em minhas lembranças da infância esta a uva japão, deve ser fruta para passarinho, mas eu comia mesmo assim, é docinha, um sabor diferente de tudo o que se possa imaginar, é um sabor mágico, que criança conhece...rss as que já viveram no sítio pelo menos!! As árvores ficam enormes o que confirma a magia, da uma sombra maravilhosa e no inverno as folhas caem forrando o chão, quer mais magia que isso??
Havia uma linha dessas árvores na fazenda que meu avô era caseiro e boiadeiro. Eu adorava brincar na sombra dessas gigantes verdes, aquele vento era mágico também, era um vento fresco com som macio e adocicado, um farfalhar de folhas que guardo no coração até hoje. Eu empurrava meu triciclo rosa até a linha das árvores e descia pedalando, deslizando sobre as folhas...uhhhh
Será que tudo era doce na minha infância, provavelmente não, mas eu era amada e feliz, portanto havia de ser doce, tanto que ainda sinto a doçura na boca, no coração, vindo da memória, tudo esta lá guardado em um baú, igual ao que minha avó tinha no quarto dela, um baú grande, escuro, com lindos casacos de botões enormes e coloridos, um par de brinco dourado, guardado em uma caixinha com talco, um pequeno garrafão com água benta, de uma visita a Nossa Senhora da Lapa ou Menino Jesus da Lapa, ou Jesus de Iguape...criança não da atenção essas coisas não lembro direito, ela me dava um cálice da água antes de dormir, tudo mágico!
A cama grande com lençóis e cobertas listradas, muito limpo e cheiroso, a cobiçada coberta de pena de ganso que ela ganhou de presente de casamento, a tabaqueira verde. Era um mundo mágico, nada se perdeu, tudo esta bem guardado na memória!
Os livros bolso de faroeste, as histórias de Tex e seus amigos defensores da lei, agora depois de adulta li uma aventura de Tex na qual ele viajava de navio pelo rio Mississip e fiquei horrorizada, na minha mente Tex só viaja a cavalo, para em saloons e não fica na mordomia de um navio, ele é um ranger e não um Sherlok Holmes, que é isso, meu coração ficou aflito...acabou o velho Tex, acabou o velho oeste, poeira, feijão e carne salgada??Volte para a poeira do oeste Tex, lá você fica bem melhor e meu coração mais tranquilo!! Cresci lendo Tex, Fantasma, era um mundo de mocinhos e bandidos, índios e mocinhas apaixonadas, era a cultura Ianque nos confins do Brasil.

Caminho de casa, caminho do paraíso

Essas duas fotos são de onde meu avô morava quando já tinha uns 13 anos, não tenho fotos do outro lugar onde marávamos quando eu era criança, onde vivi desde os primeiros meses até os 7 anos, quando tinha 13 anos eles mudaram para este lugar, minha infância passei em outra casa ainda maior que essa, com linhas de árvores uva japão na frente da casa e um enorme pé de maracujá em  estaleiro.
Esse caminho é da casa do meu avô que não esta mais entre nós, mas que continua vivo na memória e no coração, deixou muitas lembranças da sua dedicação a família, lealdade e amor!Ninguém esquece o caminho de casa, principalmente se esse caminho leva ao paraíso!

Ai esta a casa do vô, cheia de boas lembranças da infância, de natal e ano novo e tudo que há de bom nesta vida!Toda a família buscapé reunida no natal, ano novo e aniversário do meu avô!!

Ninho de sábia na bananeira

É primavera, viva o começo da vida para a bicharada!! Um sábia, não creio que ele seja muito esperto...fez um ninho no cacho de banana, não demora muito a banana madura e o ninho vai abaixo, meus gatos ficarão muito felizes com os petiscos de filhotes, fazer o que!!

O sol da manhã no bosque




Não tenho nenhuma foto do bosque a noite...preciso providenciar, lembrei que encontros no bosque acontecem a noite...como na ópera As Bodas de Fígaro.