quinta-feira, 28 de junho de 2012

As vozes das pessoas
Agora a noite me lembrei das vozes das pessoas com quem convivi e convivo, lembrei-me da voz de meu avô, voz que já me é distante, preciso me esforçar para lembrar, uma voz quase perdida no tempo e eu ainda não visitei seu tumulo mas é certo de que quando eu morrer ele estará lá me esperando, criamos vínculos fortes nesta vida e na outra andaremos juntos de novo, como em um sonho que tive uma vez, viajávamos em um barco pelo céu, visitando os lugares que gostávamos, os pomares, os pastos, o milharal, a velha casa de madeira,e o barco foi pelo céu a beira da longa estrada. Lembro-me de sua voz em tom amável e conselheiro, nos dias frios de inverno, nos sentávamos perto do fogão vendo o fogo crepitar esperando pela janta, depois da janta ele fechava as janelas e as portas e todos íamos dormir tranquilos, em segurança, como se o tempo pudesse parar como na minha infância.
Lembrei-me da voz de meu pai, uma voz arrastada com sotaque italiano, uma voz diferente, com espaçamento melódico, que agora me parece familiar, confortável apesar de te-lo conhecido a  poucos anos.
Então veio a voz de meu marido contando uma anedota, tentando ser engraçado, me irritando com suas tentativas, lembrei-me dele rindo de coisas horríveis e eu ficando desnorteada, não sei do que ele ri, não encontro graça em muita coisa, são quase vinte anos de convivência, muitos sofrimentos e afinal, do que ele ri tanto? A voz dele me irritando quando tenta impor sua razão, quando não consegue e faz media, como se concordasse comigo, ou quando fala muito alto, ou quando grita raivoso e me faz sentir vergonha.
Lembro-me da voz do meu filho, quando pequeno cismava com algumas palavras e pronunciava de maneira errada e engraçada, decidiu que leite era lerte, e assim ficou falando lerte por muito tempo, presunto era peçunta,  motoca era totoca,  apito era alepito, claro que eu adorava e me divertia, embora tivesse medo de que as pessoas pensassem que ele não sabia falar direito. Com o tempo a voz ficou grave, seria, sempre dominada pela razão, pela objetividade e as poucas vezes que ele tentou ser engraçado acho que eu o desencorajei. Ele tem a inexperiência de um jovem, mas tem a prudencia de um adulto, temo que ele tenha abdicado dos prazeres da infância tentando ser adulto, tentando entender o mundo dos adultos enquanto os pais imaturos, com crises existenciais não entendiam o que estava acontecendo. Lembro-me bem de sua voz quando cantou a musica do coelhinho assustado, ele estava brincando no quarto com um coelho de pelúcia. Foi a musica mais linda que já ouvi e ainda hoje a ouço, foi a unica vez que eu o vi cantar! Hoje sua voz é de adolescente, bravo, retrucador, e ele se recusa a cantar, mas colocamos ele no curso de violão,  aprendendo a tocar, pode ser que queira cantar, tenho esperança de que um dia cante ao menos um refrão de alguma musica para que eu possa ouvir!
Lembro-me de outras vozes...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

E ai gatão??


domingo, 24 de junho de 2012

Lidando com a perda
Quando se perde algo ou alguém é como se abrisse um abismo abaixo dos pés, ajudar quem sofreu uma grande perda, é tão difícil quanto a perda, palavras são ocas, vagam ao vento, soam como promessas falsas de que tudo ficará bem, que tudo aquilo acabará logo, que a vida continua, que tudo se resolverá!!É como tentar remover uma montanha com as mãos e ficamos falando frases de efeito, de auto ajuda, falamos de nossas experiencias, mesmo sabendo que naquele momento nada pode amenizar a dor da perda.Acho que ficar próximo já é o suficiente, deixar que o silêncio guie o coração ferido até a paz que lhe for possível!!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dependência emocional
Quando descobri que era dependente emocional percebi que tinha perdido as melhores coisas da vida, como: morar sozinha, decidir meu futuro, meus relacionamentos, minha privacidade.Vivi aos sabores e dissabores alheios, vivi numa prisão auto imposta!E neste estado de medo de viver sozinha, vivi mal acompanhada, mal amada, desrespeitada, submetida e muito infeliz!Me achava incapaz de suportar uma casa vazia, um dia sozinha, uma noite sozinha...me ensinaram a farça de estar acompanhada, e aprendi que era perigoso, que dava medo, que havia perigo, que não era seguro...uma boa mentira, uma farça!



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Hoje começa o inverno

É hoje, começa o inverno, que delicia, adoro quando muda a estação, adoro dia nublado, frio, bebidas quentes, lembro de quando era criança, ficávamos todos na cozinha em volta do fogão a lenha...era tão confortante, todos se aquecendo, conversando, fazendo planos.
Hoje vamos fazer quentão, cozinhar pinhão!!Comemoração do caipira é assim que vamos comemorar, eu comemoro, o que se leva dessa vida é o que se vive!!Bem vindo inverno!!!Só tenho pena do meu filho que vai cedo pra escola...nos dias que amanhece trincando de frio, eu pergunto se a aula é importante ou se ele poderia ficar dormindo...rsss ele fica bravo, diz que vai mesmo assim...vamos ver este inverno se ele esta corajoso como nos anos anteriores!!

Rio + 20
Vinte anos de letargia!!!!
O Brasil esta com muitas dificuldades para elaborar o documento com as exigências e metas ambiciosas do Rio + 20...será por que o país não faz o que poderia e deveria fazer???O Brasil esta longe de ser um exemplo de responsabilidade com o meio ambiente, com suas reservas ambientais, reciclagem e produção agrícola e pecuária.O que se pode esperar de um encontro como esse onde o anfitrião faz vista grossa ao desmatamento ilegal, não tem programas de incentivo a a agricultura e industria, não recicla o quanto deveria, não investe, não apoia a livre iniciativa???Por que tanta dificuldade em elaborar metas???Por que o Brasil não tem metas!!!!Há programas de incentivo que partem de órgãos não governamentais, mais para um país tão grande isso é muito pouco.O governo precisa assumir sua parcela de responsabilidade, que não é pouca, nem fácil, nem barata e o resultado que não é imediato, não elege políticos a curto prazo, mas que é dever de cidadão e mais ainda de quem foi escolhido para delegar!!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Quando o amor acaba
E como saber quando o amor acaba??
Quando nada do que você faz alegra o outro, deve ser isso, quando a pessoa ao teu lado ignora todas as coisas boas e afunda num mar de indiferença, sera isso??Quando o filme que você compra e fica dias esperando uma oportunidade de assistir junto fica lá e a oportunidade não acontece!! Quando a janta programada há dias é ignorada e a pessoa come bolacha e esquenta o que sobrou do almoço e vai comer no sofa assistindo desenho!!
Mas quando o amor acaba???Quando não consigo entender que tudo o que faço não causa mais alegria, quando insisto em não acreditar que isso possa ter acontecido!!Então é óbvio que acabou e eu nem assim admito!!

sábado, 9 de junho de 2012

Miragem:Os cientistas de Napoleão e suas descobertas no Egito
Nina Burleigh- Tradução- Rosana Telles
Depois deste livro é preciso uma pausa, um folego, amei o livro, acompanhar a saga dos pesquisadores que partiram numa aventura que lhes custaria a vida!!!