Adoro culinária, sou curiosa, mas não levo muito jeito na cozinha, há receitas com um grau maior de dificuldade eu já caio fora, até há pouco penava para preparar a receita de frango xadrez, a primeira vez que provei o prato foi num restaurante chinês.Guardo como relíquia uma receita num bloco de papel amarelado pelo tempo, há uns 10 anos atrás uma amiga me passou a receita, passo a passo, cheguei a ajudar fazer o prato 2 vezes, mas é trabalhoso e para quem não tem prática e nem habilidade na cozinha pode ser um desastre!!
A receita é: 2 peitos de frango desossados, corte a carne em cubinhos, tempere com sal, 1 ovo batido, meia colher de maisena, meia colher de óleo, frite, reserve; cozinhe os ossos do peito em água que cubra até soltar o caldo que será usado para fazer o molho, nunca perguntei se podia usar caldo de frango em cubos; corte os pimentões, 1 pimentão vermelho, 1 pimentão verde e 1 pimentão amarelo em cubos, corte 4 talos de salsão e frite levemente em óleo de gergelim o salsão e os pimentões, junte a eles o frango e castanhas de caju em seguida coloque os ingredientes para formar o molho, não deixe cozer demais, os pimentões e o salsão precisam ficar durinhos, com textura durinha, o molho é o ponto alto do prato!!!!Sirva com arroz, cozido sem temperos, só um pouquinho de sal, aji-no-moto e uma colher de óleo comum, arroz neste prato é uma base neutra, portanto nada de colocar temperos!Detalhe, na nossa cidadezinha, não encontrávamos broto de bambu, a menos que se tivesse um amigo oriental que o produzisse...ou se aventurando no CEASA, mas nunca procuramos lá!
Para o molho: 2 colheres de sopa de shoyou, 1colher de chá de aji-no-moto, 1colher de sopa de óleo de gergelim e o caldo frango para cozer mexendo suavemente até tomar consistência.Depois de 1h e meia saltitando na cozinha o prato dos Deuses ficava pronto!!Eu faço esse prato uma vez no ano e só!!
Para fazer esse prato era preciso escolher um dia livre ou ter um amigo para ajudar na labuta, preparar o molho era uma alquimia para um inexperiente, mas hoje, hoje é só ir ao supermercado e percorrer a gondola dos molhos. Foi assim que encontrei, aqui tem um mercado, apenas um que tem uma gondola internacional, olhei lá e tinha o de sempre, fui pegar molho de tomate, normalmente eu faço em casa, mas neste dia resolvi pegar um pronto e me deparei com o tesouro, saches de molhos...Molho Xadrez, Molho da linha Oriental da marca Predilecta, uhhhhuuuu e não era só isso, há também o molho para Yakissoba e Molho Oriental.A maravilha da modernidade vem em sache e facilita a vida, que felicidade!!! Meu avô iria praguejar com certeza, mas eu vou comemorar!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário