segunda-feira, 26 de março de 2012

Frango Xadrez, a maravilha da vida moderna vem em sache!


Adoro culinária, sou curiosa, mas não levo muito jeito na cozinha, há receitas com um grau maior de dificuldade eu já caio fora, até há pouco penava para preparar a receita de frango xadrez, a primeira vez que provei o prato foi num restaurante chinês.Guardo como relíquia uma receita num bloco de papel amarelado pelo tempo, há uns 10 anos atrás uma amiga me passou a receita, passo a passo, cheguei a ajudar fazer o prato 2 vezes, mas é trabalhoso e para quem não tem prática e nem habilidade na cozinha pode ser um desastre!!
A receita é: 2 peitos de frango desossados, corte a carne em cubinhos, tempere com sal, 1 ovo batido, meia colher de maisena, meia colher de óleo, frite, reserve; cozinhe os ossos do peito em água que cubra até soltar o caldo que será usado para fazer o molho, nunca perguntei se podia usar caldo de frango em cubos; corte os  pimentões, 1 pimentão vermelho, 1 pimentão verde e 1 pimentão amarelo em cubos, corte 4 talos de salsão e frite levemente em óleo de gergelim o salsão e os pimentões, junte a eles o frango e castanhas de caju em seguida coloque os ingredientes para formar o molho, não deixe cozer demais, os pimentões e o salsão precisam ficar durinhos, com textura durinha, o molho é o ponto alto do prato!!!!Sirva com arroz, cozido sem temperos, só um pouquinho de sal, aji-no-moto e uma colher de óleo comum, arroz neste prato é uma base neutra, portanto nada de colocar temperos!Detalhe, na nossa cidadezinha, não encontrávamos broto de bambu, a menos que se tivesse um amigo oriental que o produzisse...ou se aventurando no CEASA, mas nunca procuramos lá!
Para o molho: 2 colheres de sopa de shoyou, 1colher de chá de aji-no-moto, 1colher de sopa de óleo de gergelim e o caldo frango para cozer mexendo suavemente até tomar consistência.Depois de 1h e meia saltitando na cozinha o prato dos Deuses ficava pronto!!Eu faço esse prato uma vez no ano e só!!
Para fazer esse prato era preciso escolher um dia livre ou ter um amigo para ajudar na labuta, preparar o molho era uma alquimia para um inexperiente, mas hoje, hoje é só ir ao supermercado e percorrer a gondola dos molhos. Foi assim que encontrei, aqui tem um mercado, apenas um que tem uma gondola internacional, olhei lá e tinha o de sempre, fui pegar molho de tomate, normalmente eu faço em casa, mas neste dia resolvi pegar um pronto e me deparei com o tesouro,  saches de molhos...Molho Xadrez, Molho da linha Oriental da marca Predilecta, uhhhhuuuu e não era só isso, há também o molho para Yakissoba e Molho Oriental.A maravilha da modernidade vem em sache e facilita a vida, que felicidade!!! Meu avô iria praguejar com certeza, mas eu vou comemorar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário